July 14, 2015

Torta de limão pra combinar com o meu azedume

Posted in Uncategorized at 11:45 pm by Fer

Esses últimos dias foram meio doidos e hoje eu tô meio estressada por causa de um monte de coisa.

Fui assaltada no dia 2 de julho, há quase duas semanas. Eram 6:40h da manhã, o dia tinha acabado de clarear e eu jamais imaginei que tivesse vagabundo de pé a essa hora, por isso nunca me preocupei com o caminho que faço para ir pro meu trabalho. Sou péssima com idades, mas o cara aparentava ter entre 30 e 40 anos, pardo, de bicicleta, usava calça jeans e um moletom sujo cuja cor eu não lembro. Ele apontou uma arma para o meu rosto e pediu minha bolsa. Parece que, na hora, o meu subconsciente se recusou a acreditar que eu estava sendo assaltada, então tive a frieza de perguntar se eu podia ao menos ficar com os meus documentos. Ele então disse que só queria o meu celular. Meu segundo momento de frieza (ou burrice, ainda não tenho certeza) foi pedir pra tirar o chip, coisa que ele deixou. Um carro passou pela rua, e o ladrão guardou a arma no bolso da blusa enquanto eu tentava tirar o chip do celular, com uma certa dificuldade, porque estava tremendo. Chip livre, celular entregue, ele voltou a pedalar e eu fui para o trabalho chorando baixinho. Quando cheguei lá, não aguentei mais segurar, chorei de verdade, fui até o telefone da secretaria, liguei para o meu pai para avisar que eu estava meio incomunicável. Passados os primeiros minutos de susto, trabalhei normalmente, mas ainda perturbada e segurando o choro o máximo que consegui.

A primeira coisa que fiz quando cheguei em casa foi pesquisar sobre armas falsas usadas em assaltos. Porque depois de passado o susto, veio um sentimento de ódio que está aqui até hoje. A arma do filho da puta era bem esquisita, pequena e enferrujada, parecia de brinquedo. Na pesquisa de imagens, achei uma igualzinha a dele. Daí me senti ainda pior: se na hora eu soubesse que a arma era falsa, teria sido muito fácil pegar o meu spray de pimenta e esvaziar na cara dele, pra depois dar um belo de um chute no saco e fugir correndo. Eu tava de coturno, o chute teria doído bastante. Mas na hora eu estava assustada demais para arriscar fazer uma coisa dessas. Mas agora eu fico perturbada com um monte de perguntas sobre o acontecido. E se a arma fosse de verdade? E se eu tivesse percebido na hora que a arma era falsa? E se eu tivesse reagido? E se ele tivesse atirado em mim? E se fosse uma faca no lugar da arma, será que eu teria coragem de usar o spray? Quanto tempo será que demoraria pro efeito do spray de pimenta passar? Sim, sei que teria tempo suficiente pra fugir dali, eu mesma já tive uma pequena amostra desse spray e não foi legal, mas eu queria que ele sofresse. Na minha cabeça, já torturei esse bandido tantas vezes e de formas tão cruéis que até perdi as contas, enquanto todos esses “e se” ainda me incomodam.

Torta 01

A torta de limão eu aprendi a fazer com o meu cunhado (o noivo da irmã do seu namorado é o seu cunhado? Sempre me enrolo toda nesses lances de relação familiar). Mas se tem uma coisa que não consigo fazer nem a pau é seguir receita. É sério, eu não sei qual é o meu problema, mas sou totalmente incapaz de seguir à risca, sinto necessidade de mudar alguma coisa em todas as receitas que pego, às vezes eu me fodo e às vezes não, mas dificilmente a gororoba vai para o lixo. Então é claro que eu mudei a receita dele. Apesar da minha versão também ter ficado uma delícia, no fim de semana vou fazer de novo e tentar com todas as minhas forças seguir a receita, pois a versão dele fica com a massa mais gostosa.

Torta de limão com chocolate da Fer

Observação: se a temperatura ambiente estiver amena, todos os ingredientes da geladeira devem ser retirados pelo menos 1h antes de fazer a receita. Se o tempo estiver muito quente, retirar meia hora antes já basta. Se o tempo estiver muito frio, retire pelo menos 2 horas antes, mas quanto mais, melhor.

Massa:

– 3 gemas em temperatura ambiente

– 3 colheres de sopa bem cheias de manteiga em temperatura ambiente (eu disse MANTEIGA, margarina não)

– 3 colheres de sopa de açúcar

– 1 pitadinha de sal

– 1 colher de sopa de cacau em pó (serve chocolate em pó também, mas nada de usar achocolatado)

– Farinha até dar ponto.

Recheio:

– 1 lata de creme de leite Nestlé gelada e sem soro (não garanto que fica a mesma coisa se for de outra marca).

– 2 latas de leite condensado (pode ser qualquer marca, mas é claro que com Moça fica melhor).

– 1 copo de suco de limão puro, coado (não muito cheio, deixe sobrar uns 2 dedos).

Cobertura:

– 1 barra de chocolate meio amargo

– 1 lata de creme de leite Nestlé gelada e sem soro (não garanto que fica a mesma coisa se for de outra marca).

Modo de fazer

Massa:

Ligue o forno na temperatura que você usa para assar bolo, para ele ir esquentando. Misture todos os ingredientes numa tigela, menos a farinha. Quando a mistura estiver homogênea, vá acrescentando farinha de colher em colher, até a massa começar a desgrudar das paredes da tigela. Use uma mão para misturar e a outra mão fica limpa para segurar a tigela. O ponto ideal é quando a massa fica maleável e mantém o formato quando você mexe nela. Use a sua mão limpa para conferir o ponto: se a massa grudar, é porque ainda está mole. Ponha a massa no meio de uma assadeira e vá abrindo com as mãos mesmo, deixando ela bem fininha, com mais ou menos meio centímetro. Todo mundo aqui já viu uma massa de torta, né? Nem precisa untar a assadeira porque essa massa é bem oleosa e não gruda. Também não precisa usar aquelas assadeiras bonitinhas de torta com a borda cheia das frescuras, a assadeira que eu uso é de bolo, acho mais fácil fazer com a de bolo. Depois de abrir a massa, faça furinhos nela inteira usando um garfo. Faça muitos furinhos, porque senão o meio da massa vai subir dentro do forno. Ponha no forno e asse entre 15 e 18 minutos, olhando de 3 em 3 minutos pra ver se a massa não subiu. Se subir, abra o forno, fure a massa de novo rapidamente pra ela descer, feche o forno e continue assando. Não tem problema abrir o forno no meio da “assagem” porque não é massa de bolo. Sim, assar essa massa é um saco, mas é rápido.

Recheio:

Se você tem batedeira: misture o creme de leite e o leite condensado em uma tigela e bata até aumentar um pouco o volume. Ainda batendo, acrescente metade do sumo de limão aos poucos e bata só o suficiente para misturar, pois assim que mistura o limão, ela já endurece. Desligue a batedeira, meta seu dedo nessa mistura e prove. Vê se experimenta com o dedo limpo, não vá fazer isso depois de coçar a bunda. Se ficou do seu gosto, já pode parar por aí, está pronto. Se você acha que precisa de mais limão, vá acrescentando o restante do sumo. Uma colher de cada vez. Põe uma, mistura, prova, põe mais uma, mistura, prova, etc. Não pode colocar mais do que a quantidade da receita porque senão a mistura desanda e fica mole de novo.

Se você não tem batedeira: se mata, por favor.

Cobertura:

Ponha o creme de leite em uma tigela que possa ir ao microondas. Aqueça por 40 segundos, depois acrescente o chocolate picado, mexa bem por um tempinho, depois aqueça de novo por 20, mexa bem de novo, e continue esse ciclo de 20 segundos até o chocolate derreter por completo. No meu microondas bastou repetir isso por umas 4 ou 5 vezes. Não pode deixar por mais de 20 segundos por vez porque pode queimar o chocolate e daí sua cobertura fica uma merda.

Para montar:

Montei colocando primeiro o recheio por cima da massa, e depois a cobertura por cima do recheio. Mas me arrependi, porque a cobertura ficou durinha e o recheio ficou leve, parecendo um mousse. Daí quando cortei, a cobertura empurrou o recheio pra baixo e ele ficou saindo dos lados (como mostra a fatia ali no prato). Ficou gostoso, mas os pedaços não ficaram tão bonitos. Então quem for fazer, aconselho colocar a cobertura por baixo e o recheio por cima!

11721362_10153500700027094_106379111_n

Essa foto aí foi tirada só pra ostentar a gordice pros amigos na hora que comi o primeiro pedaço. Eu pretendia tirar outra foto depois, com um pedaço cortado mais caprichosamente e apresentado num prato bonitinho, mas ela acabou tão rápido que não sobrou torta para tirar fotos bonitas.^^

Leave a Reply

