March 13, 2015

Pão-duro e recomendations

Posted in Coisas gostosas, Comida ♥, Críticas Tangerínicas, Derping Around, Devaneios gastronômicos, Dicas, Gordices, Só me fodo., Selo Fer-chan de qualidade at 1:50 am by Fer

Uma coisa engraçada que eu descobri essa semana foi algo que a vida inteira eu chamei de “espátula de silicone”, na verdade tem outro nome.

IMG_20150309_125919100

Eu queria roxa, mas só tinha amarela. Na foto, euzinha misturando o leite com o fermento na tigela de inox da batedeira pra fazer pão.

Tudo começou quando eu estava lá, de boas, fazendo um bolo lindo para estrear minha batedeira nova, daí peguei a espátula de silicone para raspar as paredes da tigela e meu pai, que já teve uma padaria, exclamou animado: “eu não sabia que esse pão-duro era seu!”. Achei estranho, pensei que ele realmente estivesse falando de um pão que estava duro em algum lugar por ter sido deixado fora do saquinho. Daí ele me explicou que pão-duro é o nome da espátula de silicone que a gente usa na cozinha.

Achei isso bem interessante, porque a ideia dessa espátula é justamente não deixar sobrar nada na tigela. É um acessório bastante útil e acho que todo mundo deveria ter uma.

IMG_20150309_131834427

Massa do primeiro pão que fiz na batedeira nova.

Sobre a Planetária Deluxe Inox da Arno: comprei por causa da promessa de que ela bate massa de pão. Apesar de ter visto algumas reclamações sobre essa batedeira no site do Reclame Aqui, decidi comprar mesmo assim, porque em outros lugares li críticas boas sobre ela. Além do mais, também precisava de uma batedeira para bolos e coberturas e não podia pagar os absurdos R$2000 de uma KitchenAid. Ok, na verdade eu até poderia se fizesse uma forcinha, mas acho que gastar tudo isso numa batedeira que só vou usar de vez em quando é exagero. Se eu fizesse os meus pães, bolos e cupcakes pra vender, daí sim seria um ótimo investimento. Mas não acho que vale a pena pagar tudo isso num acessório que só vou usar em ocasiões especiais. Então optei por uma mais baratinha mesmo.

IMG_20150309_162007965

Primeiro pão na batedeira nova.

Bem, essa batedeira de fato bate massas pesadas como as de pão e pizza, porém, ao contrário do que o fabricante divulga, ela mal aguenta massas com 500g de farinha. Só dá para bater pão nela se a receita for pequena, ou se te baixar o espírito do Jack, o Estripador e você fizer a receita em partes. No próprio manual de instruções há uma receita de massa que vai 1kg de farinha e nem tentei fazê-la, porque se não aguentou os 500g de farinha da receita de pão que fiz antes, não é com 1kg que vai aguentar. Depois fiz outra receita com pouco mais de 300g de farinha e até bateu bem e a massa ficou perfeita, mas tive que ficar segurando a batedeira com as mãos porque ela tremeu tanto que parecia que ia levantar vôo a qualquer momento.

IMG_20150305_164618579

Ela é grande pra cacete. Se sua pia é pequena, é bom você ter um espaço no armário.

Então pra quem tá pensando em comprar, fica a dica: essa batedeira é simplesmente perfeita para bolos e coberturas, mas se você quer comprar para fazer pão, pizza ou outras massas pesadas, ou você faz receitas pequenas (até 300g de farinha) ou investe em uma KitchenAid.

Agora vamos quebrar o gelo comendo um bolo de chocolate com cobertura de cheesecake e calda de amora?

IMG_20150306_203049560

Bolo:

4 ovos

2 xícaras de açúcar refinado

2 xícaras e 1/2 de farinha de trigo

1/2 xícara de cacau em pó

1 pitada de sal

1 colher de sopa de fermento em pó

2/3 de xícara de leite

1/3 de xícara de óleo

Ligue o forno na temperatura que você sempre usa para assar bolos (a lesada aqui não sabe qual é a temperatura exata, na maioria dos fornos que já usei é o número 3). Bata os ovos até a mistura ficar pálida e fofa. Em seguida misture aos poucos o açúcar e deixe batendo enquanto você peneira e mistura, em outra tigela, a farinha de trigo com o cacau em pó e o fermento. Tem que peneirar bem! Porque uma farinha peneirada melhora o bolo. Além do mais, é bom para desempelotar o cacau em pó. Volte para a batedeira e misture o leite e o óleo, tomando cuidado para não espirrar. Desligue a batedeira e acrescente, aos poucos, a mistura da farinha. Misture delicadamente com uma espátula e finalize batendo na batedeira por alguns segundos, só pra misturar melhor. NÃO DEIXE PASSAR DE 1 MINUTO NA BATEDEIRA! Senão a farinha vai desenvolver o glúten e seu bolo vai ficar uma merda. Aliás, se você realmente confia na sua misturança à mão, nem precisa finalizar na batedeira, eu só faço isso porque seguro morreu de velho (e eu já fiz esse bolo umas 500 vezes, é minha receita básica de bolos de aniversário). Unte uma assadeira, coloque a massa nela, põe no forno por 40 minutos, blá blá blá, acho que todo mundo aqui já fez um bolo ao menos uma vez na vida né? Que bom.

Ah, se você quer uma massa branca, pode substituir a meia xícara de cacau em pó por mais meia de farinha. E se você é intolerante à lactose, pode substituir o leite por leite de coco. Se você quiser fazer as duas coisas (massa branca com leite de coco), também fica muito bom, porque a massa vai pegar o sabor do coco.

PS: se você não tem batedeira, misture tudo à mão mesmo, começando pelos líquidos e colocando a mistura da farinha por último. Só não garanto que o bolo vai ficar tããããão fofinho porque eu nunca fiz essa receita sem batedeira.

Cobertura de cheesecake

150g de manteiga gelada, picada em cubinhos (um tablete tem 200g, corte em 4 e use três partes)

150g de creamcheese, também picado em cubinhos (um pote, eu usei o Philadelphia mesmo)

1 xícara de açúcar de confeiteiro + 2 colheres de copa cheias

1/2 colher de chá de essência de baunilha

Bata a manteiga até ela ficar bem pálida e fofa. Depois disso vá colocando, enquanto bate, os pedacinhos de creamcheese e a essência de baunilha. Desligue a batedeira e misture o açúcar usando uma colher ou espátula, depois volte a bater por uns 2 minutos até incorporar tudo. Não se esqueça de usar uma colher ou um pão-duro para limpar as paredes da tigela. Guarde fora da geladeira, porque você vai precisar que essa mistura ainda esteja mole na hora de colocar no bolo.

PS: é importante usar o açúcar de confeiteiro porque ele é fininho como uma farinha. Se você usar o refinado, vai dar para sentir os grãozinhos. Na primeira vez que fiz essa receita, esqueci de comprar o açúcar de confeiteiro e tentei trapacear batendo o açúcar refinado comum no processador: ele ficou mais fino e ainda deu pra sentir os grãozinhos. Não estragou a receita, ficou boa do mesmo jeito, mas um pacote de glaçúcar custa menos de R$3 e dá pra usar em várias receitas, então não seja pão-duro.

Calda de amora

3 pacotinhos de polpa de amora congelada

5 colheres de sopa de açúcar

1/4 de xícara de água

Misture todos os ingredientes em uma panela de fundo grosso e deixe cozinhar até ficar num ponto um pouco mais mole que calda de sorvete. Eu usei a amora em polpa porque não achei para comprar (nem para roubar de algum pé) aqui na minha cidade, mas se você achar, pode usar 4 xícaras no lugar dos 3 pacotinhos.

IMG_20150306_150502693

O danado montado. Só a calda aparece.

Montagem:

Espere a massa do bolo e a calda de amora esfriarem. Na própria assadeira, umedeça bem a massa do bolo com leite (eu usei exatamente 1 copo de leite para umedecer o meu bolo, mas se você gosta dele BEM molhadinho, pode usar um pouco mais). Depois que o bolo absorver o leite, cubra com a cobertura de cheesecake e depois espalhe a calda por cima. Leve à geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir.

Esse bolo é pra comer geladinho mesmo, e é uma delícia porque o azedinho da amora quebra o doce da massa e da cobertura. Huuuuummmmmm!

IMG_20150306_203058485

Diliça geladinha!

2 Comments »

  1. Nayh said,

    Tenho uma batedeira IGUAL a sua e comprei há pouco mais de um ano.
    Por diversas vezes já fiz minha receita de pizza, donuts e outras massas mais pesadas que levam SIM um quilo de farinha. A minha treme um pouco na velocidade mais alta, mas até hoje não tive qualquer tipo de problema com ela por causa da quantidade. Não sei se é problema na sua batedeira, mas acho válido deixar aqui minha experiência. 🙂
    Quanto ao bolo, a cara está uma delícia. Uma pena que eu não sou fã de cream cheese em coisas doces. 😐

    • Fer said,

      Nossa, vou tentar fazer com 1kg então. Se der bosta eu peço pra trocar. 😀
      Seria pedir demais você fazer um video na próxima vez que for usá-la?

      PS: eu também achei estranho o cream cheese, mas estranhamente o sabor dele não aparece. Achei isso bizarro.


Leave a Reply

