March 5, 2015

Pãezinhos fofinhos e saga da batedeira

Posted in Uncategorized at 1:40 am by Fer

Hoje eu tô puta demais. Já tem mais de duas semanas que comprei uma batedeira planetária no Ricardo Eletro e ainda não recebi. A maioria dos meus amigos diz que é uma loja que entrega super rápido e o caramba, mas o prazo de chegada da minha batedeira já venceu e ainda nem vi a cor dela. E ainda por cima fui mal atendida, porque eles não respondem nenhum dos meus e-mails, foram estúpidos por telefone e não demonstraram o mínimo interesse em resolver o meu problema.

Não recomendo comprarem coisas nessa loja. O estresse que tô passando por causa dessa compra não compensa. Se eu soubesse, teria pago R$100 a mais e comprado na Americanas, pois essa é uma loja que eu compro sempre e nunca me deu problemas. Só não peço pra devolver porque agora o preço dessa batedeira está bem maior nos dois sites. D:

Já fazia bastante tempo que eu queria essa batedeira porque a minha está bem ruinzinha, e já que é pra gastar dinheiro comprando uma nova, resolvi comprar uma planetária de uma vez, assim posso bater massas pesadas e quem sabe um dia conseguir fazer uma rosquinha de laranja igual a de uma padaria numa cidade aqui perto. Aquela rosquinha é o paraíso.

Graças a esse atraso da entrega, bora malhar o braço fazendo pão.

pão 06

Pão caseiro e fofinho

Ingredientes:

2 ovos em temperatura ambiente

2 colheres de sopa de açúcar

1 xícara de leite morno

1/4 xícara de óleo vegetal (eu usei de milho)

1/2 colher de sopa de sal

10g de fermento biológico seco, ou seja, 1 pacotinho (ou 2 tabletinhos do fermento fresco = 30g)

Farinha de trigo até dar ponto. Eu abri um pacote novo e sobrou uma boa quantidade.

Modo de fazer:

– Se o seu fermento for do fresco, misture ele numa tigela grande junto com o açúcar e amasse essa mistura com as costas da colher até ela ficar líquida, depois adicione todos os líquidos e o sal por último. Se o fermento que você usar for o seco, apenas misture ele com o açúcar e logo depois com os outros ingredientes.

pão 01

– Cuidado com a temperatura do leite! Se estiver muito quente, você mata o fermento e o pão não cresce! Ponha o dedo no leite por uns 10 segundos, se você não se queimar é porque tá bom.

– Misture bem os ingredientes. Se você tiver um processador ou liquidificador, pode usar que daí mistura mais fácil, mas eu não uso porque tenho preguiça de lavar depois.

– Vá acrescentando farinha aos poucos e misturando. Eu acrescento aos punhadinhos com as mãos mesmo, mas se quiser pode ir colocando de duas em duas colheres.

pão 02

– Vai chegar uma hora que não vai mais dar para misturar com a colher. É nessa hora que você começa a amassar com as mãos! Se suas unhas estiverem curtas, fica bem mais fácil. Vá amassando e colocando farinha até chegar no ponto.

– Esse “ponto” é assim: dê uma amassadinha na massa com a sua mão limpa. Se não grudar é porque tá bom.

– Amasse por PELO MENOS 10 minutos a partir disso, até a massa ficar lisinha. Pra facilitar, eu coloco o meu timer rodando por 20 minutos e paro ou quando ele toca ou quando meus braços não aguentam mais. Quanto mais tempo você amassar, melhor vai ficar o seu pão.

pão 03

– Deixe descansar por 1h, ou até a massa dobrar de volume.

– Corte em três partes, fazendo três bolas. Abra essas bolas com um rolo, como se fossem discos de pizza, e depois enrole. Acomode as três em uma assadeira untada com óleo, com aproximadamente 4 dedos de distância entre elas.

– Deixe descansar de novo por mais 1h, ou até dobrar de volume.

pão 04

– Ligue o forno na temperatura máxima e deixe ligado por 10 minutos. Depois disso, abaixe para aproximadamente 180º e rapidamente coloque a assadeira lá dentro.

– Asse por mais ou menos meia hora, ou até os pães ficarem douradinhos.

– Sirva quente, com manteiga. É heresia comer esse pão com margarina.

pão 05

Dica: se o dia estiver quente, ponha um ventilador na cozinha, virado para você. Eu chego a suar quando faço esse pão e o ventilador ajuda bastante.

Meu humor até melhorou depois de comer esse pãozinho. Huuummm!

pão 07

1 Comment »

  1. liviamarinhosouza said,

    Oiii flor que receita simples e fácil, com certeza irei tentar.
    Beijos
    http://www.decorarepreciso.com.br/blog


Leave a Reply

